Notícias

  • Tradicional Queima do Alho leva ótimo público para o Leilosul Agronegócios 2018

  • Data: 14/07/2018
  • Fonte: https://cenarioms.com.br/noticia/tradicional-queima-do-alho-leva-otimo-publico-para-o-leilosul-agronegocios-2018
  • Tradicional Queima do Alho leva ótimo público para o Leilosul Agronegócios 2018
  • Fogão improvisado, bem próximo ao chão - Foto: Cenário MS

    Tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, a 'Queima do Alho', virou uma das principais atrações da Feira Agropecuária Leilosul Agronegócios. Preparada pelo cozinheiro Buguelo, a refeição a base de carne seca e arroz é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão, simulando a forma que os peões preparam suas refeições no dia a dia das comitivas.
     
    A Queima da Alho atraiu um ótimo público na noite desta sexta-feira (13), ao recinto da Leilosul. O cozinheiro Buguelo, que trabalha com comitiva levando gado para todo o estado de Mato Grosso do Sul, disse que é sempre muito gratificante participar do evento, trazendo um pouco da cultura dos boiadeiros para o feira. Buguelo que participa pela sexta vez consecutiva do Leilosul Agronegócios com a Queima do alho, recebe ajuda de parentes e amigos para deixar a comida pronta para os visitantes. 
     
    Buguelo é o cozinheiro que leva a tradição da Queima do Alho a feria agropecuária - Foto: Cenário MS
     
    A história deste “ritual” data o tempo em que os antigos tropeiros viajavam para vender seus bois. A Queima do Alho, surgiu quando os peões de boiadeiros iam montados em seus cavalos com suas comitivas e sempre havia a pergunta, quem iria queimar o alho? Aquele que se dispunha durante a cavalgada, já começava a descascar o alho e colocar na conserva de gordura animal. Para que, quando chegasse próximo a refeição do almoço ou jantar já estivesse tudo preparado, tornando uma tradição culinária típica, da qual ainda é feita em um fogão improvisado no chão. Como as viagens duravam muito tempo, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer, no lombo dos animais, alimentos conservados no sal grosso.
     
    Buguelo recebe a ajuda de parentes e amigos - Foto: Cenário MS
     
    A oitava edição do Leilosul Agronegócio  teve inicio no dia 10 e vai até neste sábado, dia 14 de julho A programação para semana incluiu leilões, palestras, shopping de animais, e exposição de máquinas e implementos agropecuários, nos segmentos de nutrição animal, veículos leves e pesados e produtos veterinários. 
     
    Neste sábado (14) a programação é encerrada com o 8º Leilão Só Machos do Agronegócio, são 1.500 Machos para cria, recria e engorda sendo Nelore e Cruzamento Industrial. 

<< Voltar