Notícias

  • Reforma de pastagens com agricultura já é realidade em Anaurilândia e tema é discutido em palestra no Leilosul Agronegócios

  • Data: 13/07/2018
  • Fonte: https://cenarioms.com.br/noticia/reforma-de-pastagens-com-agricultura-ja-e-realidade-em-anaurilandia-e-tema-e-discutido-em-palestra-no-leilosul-agronegocios-
  • Reforma de pastagens com agricultura já é realidade em Anaurilândia e tema é discutido em palestra no Leilosul Agronegócios
  • Palestrante Douglas de Castilho demostrando resultados obtidos em Anaurilândia - Foto: Cenário MS

    É fato que o principal fator limitante ao aumento dos índices produtivos na criação de gado é a pastagem. Quando não há pasto de qualidade, não há condições de se ter uma pecuária extensiva com bons índices de ganho de peso. Desta forma, um sistema pecuário que integre lavoura ao ciclo da área, utilizando-a como ferramenta para a reforma das pastagens, é fundamental para o aumento da produtividade e manutenção da competitividade do setor.
     
    Nesta quinta-feira (12) a palestra "Resultados e desafios para o manejo do solo na reforma de pastagens com agricultura" ministrada pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação MS, Douglas de Castilho Giti - trouxe aos visitantes da oitava edição do Leilosul Agronegócios, que acontece no recinto da Leilosul, em Bataguassu, maiores informações para os produtores sobre aplicação foliar de nutrientes, como magnésio, zinco, manganês, cobre e boro.
     
    Para o engenheiro Douglas, o objetivo da palestra é mostrar aos participantes uma gama de possibilidades existentes no mercado e suas tecnologias. Além de demostrar através de dados, alguns fatores que devem ser analisados para a escolha correta de cultivares, como as condições climáticas, resistência às pragas, época correta de plantio, entre outros.
     
     
    Douglas destacou ainda que a reforma de pastagem é, de fato, o desejo de muitos pecuaristas. No entanto, o alto investimento e o tempo de isolamento da área, necessários no método tradicional, inviabilizam muitos projetos. Ao utilizar a agricultura no processo, é possível pagar pelo menos parte da conta da reforma e ainda utilizar a área por grande parte do tempo e isolamento.
     
    A fundação MS hoje conta com área plantada de soja em Anaurilândia, cedida pela fazenda Estrela do Quiterói. No local a fundação realiza testes como condições climáticas, resistência às pragas, época correta de plantio para região, de acordo com cada variedade apresentada.
     
    O ideal é que o sistema seja implantado em uma área diferente a cada ano e só retorne à mesma área quando houver necessidade de reformas, o que deve ocorrer, no mínimo, cinco anos após a utilização da integração.
     
    Ao final da palestra os pecuarista, maioria da cidade de Anaurilândia, puderam tirar dúvidas  com o palestrante que ainda se colocou a disposição dos interessados de conhecer melhor o projeto que tem apoio do Sindicato Rural de Anaurilândia. 
     
<< Voltar